Sobrenome religioso português, cuja origem está na invocação das cinco chagas de Jesus Cristo — os ferimentos infligidos nas mãos, pés e no tórax durante a crucifixão. O nome de família é usado, por vezes, como das Chagas.
O termo chaga vem do latim plaga, de “golpe”, “pancada” ou “lesão”, e não deve ser confundido com plaga, de “extensão de terra” ou “território”. Chagas é conhecido como identificação familiar desde o final da Baixa Idade Média, no século 16.
No Brasil, o nome de família chegou com os luso-açorianos, mas também foi adotado por famílias que já estavam aqui, caso de Francisco das Chagas Santos (1763-1840), militar brasileiro com atividade no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O sobrenome é bastante conhecido no Sul, principalmente devido a Luís Gonçalves das Chagas (1815-94), rico estancieiro gaúcho, feito barão de Candiota por D. Pedro II, em 1875, em favor dos serviços prestados durante a Guerra do Paraguai (1864-70). Chagas era proprietário de 11 estâncias e 500 mil hectares em propriedades.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o médico sanitarista e pesquisador Carlos Chagas (1879-1934), o jornalista Carlos Chagas (1937-2017) e o ator Walmor Chagas (1930-2013).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA