Nome e sobrenome italiano e português, proveniente de devoção religiosa. Tem origem em São Cipriano (210-58). Seu nome era Tácio Cecílio Cipriano e ele foi bispo de Cartago, no norte da África, sendo martirizado no ano de 258. Cipriano deriva do latim Cyprianus, de Cyprius, o cipriota ou natural do Chipre. Cyprius também era o nome de uma rua na antiga Roma, a Rua Cípria. Por devoção, Cipriano foi usado como nome próprio e segundo nome antes de ser adotado como sobrenome.
No Brasil, o nome próprio Cipriano é conhecido desde o período colonial. Há alguns capitães-mores no século 17 com este prenome, como Cipriano Maciel Aranha, capitão-mor de Santa Cruz; Cipriano Pitta Porto Carreiro, capitão-mor do Rio Grande do Norte; e Cipriano Tavares Cabral, capitão-mor do Rio Grande do Norte.
Quanto aos sobrenomes, Cipriani e Cipriano chegaram ao país principalmente no final do século 19, com o processo de imigração italiana. Nessa época também há registros da chegada de lusos, como António da Costa Cipriano, que desembarcou em Santos, em 1886. Entre os italianos, mencionamos Olivio Cipriani, vindo para São Paulo no vapor Colombo, em 1882; e Felice Cipriano, desembarcado em Santos em 1884, vindo de Gênova no vapor Venuelles.
Cipriano é conhecido no Brasil principalmente devido a Cipriano José Barata de Almeida (1762-1838), o Cipriano Barata, destacado ativista pela causa da independência do Brasil.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA