Sobrenome português com origem em um apelido de parentesco. A palavra colaço vem do latim collacteus e faz referência a um indivíduo que, não sendo irmão, foi criado e alimentado com outro pela mesma mulher. Também é conhecido como “irmão de leite”. Algumas formas antigas da palavra são “collaez” ou “collaço”.
Há mais de uma família com este sobrenome, sem que tenham ligação entre si. O primeiro nome conhecido é o de Fernão Colaço, da freguesia portuguesa de Portel, que viveu no tempo do rei dom Afonso III (1210-79). Outro é Afonso Colaço, fidalgo que viveu no tempo de dom Fernando (1345-83). Os descendentes de João Álvares de Pina, irmão de leite do rei dom João I (1357-1433), também adotaram Colaço como nome de família. Há ainda os que descendem de João Álvares Colaço, filho de um fidalgo castelhano, cavaleiro que lutou na África e recebeu brasão de armas de dom Afonso V (1432-81) em 1473.
O primeiro de que se tem notícia com o sobrenome no Brasil foi o capitão-mor de São Paulo e Minas Pedro Colaço Villela (1561-2; 1572-3). Na mesma época, Pero Colaço foi capitão-mor em Santo Amaro (1562-3). Ainda no século 16, João Rodrigues Colaço (1548-1618) foi capitão-mor e um dos fundadores de Natal, Rio Grande do Norte, em 1599. No Rio Grande do Sul, entre outros, há referências ao português Francisco Rodrigues Collaço em Rio Grande, em 1777.
Destacamos, como personalidades com o sobrenome, o jornalista Matheus Collaço e o esportista Bruno Collaço.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA