Sobre Nomes

Couto

Sobrenome toponímico português, com origem em Rui Gonçalves do Couto. Conhecido como “Babilão” por ter viajado e enriquecido durante sua estadia na Babilônia, Rui viveu no século 13, sendo filho de Gonçalo Rodrigues da Maia e dona Sancha Gonçalves de Belmir. Como o pai, foi senhor do couto de Palmazãos, de onde tomou o sobrenome.

Couto, do latim cautum, “cautela”, era o termo dado às terras com privilégio, sem jurisdição real e regrada por leis próprias, e nas quais era proibida a entrada de estranhos. Além da família de Rui Gonçalves (que recebeu brasão de armas em 1536), há outras que tomaram o nome de outros coutos portugueses.

No Brasil, o sobrenome está presente desde o começo do povoamento com europeus. Somente no Rio de Janeiro dos séculos 16 e 17 são registradas pelo menos dezessete famílias Couto. Entre elas, a numerosa família de Manuel do Couto, nascido em 1579 e casado por volta de 1609 com Domingas da Costa. Entre os administradores coloniais, citamos, entre outros, Brás do Couto de Aguiar, capitão-mor do Espírito Santo (1664-8). Há registros de cristãos-novos (judeus convertidos forçosamente ao cristianismo) e africanos escravizados que adotaram o sobrenome.

Entre algumas personalidades com este nome de família, destacamos o escritor moçambicano António Emílio Leite Couto, o Mia Couto; e cantora e atriz Nara Couto.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA