Sobre Nomes

Falcão

Imagem de um falcoeiro com um falcão em um dos braços.

Sobrenome português proveniente de uma alcunha primitiva, alusiva ao falcão, ave usada como ferramenta de caça, criada e treinada por um falcoeiro. Pode ser também um toponímico, indicando o lugar de falcoaria. O vocábulo procede do latim falco ou falconis e nomeia uma série de aves de rapina. 

Há várias referências ao uso de Falcão como sobrenome em Portugal, pelo menos desde o século 13. Entre eles, citamos Paulo Falcão, que viveu no tempo de dom Diniz (1261-1325) e viveu em Chaves em 1281. Outro é Lourenço Anes Falcão, de Évora, mencionado em 1357, no reinado de dom Pedro (1320-67). Mais tarde, em 1385, um cavaleiro inglês de nome John Falconet chegou a Portugal na companhia da filha do duque de Lancastre, a futura rainha dona Felipa (1360-1415), esposa de dom João I (1357-1433), e deixou descendência com o sobrenome aportuguesado para Falcão.

No Brasil, o sobrenome chegou no século 16. Entre os primeiros, mencionamos Francisco Falcão, casado no Rio de Janeiro com Catarina Sanches em 1617. Também é encontrado entre cristãos-novos, judeus convertidos ao cristianismo à força.

A atriz Lívia Falcão, a atriz e cantora Clarice Falcão e o cantor e humorista Marcondes Falcão Maia, o Falcão, são algumas personalidades com o sobrenome.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA