Ferraz é um sobrenome ibérico, com a procedência não muito clara. É provável que tenha origem na profissão do ferreiro, de um soldado em armadura de ferro (do latim ferrati) ou de uma alcunha ligada a este metal (como inflexível, cruel, do latim ferreus).
Em Portugal, Martim Ferraz, senhor da Quinta do Paço Covo, na freguesia de Reguenga, durante os reinados de dom Sancho II (1209-48) e dom Afonso III (1210-79), seria o mais antigo a usar o sobrenome. Alguns genealogistas afirmam que Martim era filho de Fernão Gonçalves, da Terra de Souza; outros acreditam que Martim era casado com uma das filhas de Fernão.
Na Espanha, o sobrenome é documentado desde o século XIII, na vila de Benasque, província de Huesca. Cinco nobres da família foram conselheiros reais, entre eles Juan Ferraz, preceptor do rei Jaime I de Aragão (1208-76).
No Brasil
Da Península Ibérica o sobrenome passou a América. Entre os administradores espanhóis, Félix Ferraz foi governador de Veracruz, no México do século 18. No Brasil, o sobrenome chegou no século XVI. Pedro Ferraz Barreto foi capitão-mor de São Vicente, São Paulo, entre 1563-67. O sobrenome também chegou ao Brasil vindo dos Açores no século XVIII.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Geraldo Ferraz (1905-79) e a atriz Carolina Ferraz.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA