Fetter e Vetter são variantes de sobrenomes alemães, com origem no médio alto-alemão vetere ou veter — ou do médio baixo-alemão vedder ou veder — cujo significado é “filho do irmão”, “primo” ou relativo a um parente masculino próximo. O vocábulo é derivado de antigo alto-alemão fetiro, “pai”, e a semelhança da pronúncia alemã para as letras F e V acarreta em sobrenomes distintos, não raro na mesma família.
No caso de Fetter, pode vir também de Fett ou Fette, alusivo a gordura, e é comum entre os judeus asquenazes — entre os séculos 13 e 14, há referências a nomes como Albrecht der “Fette” (1286), Hartwig “Vette” (1300) e Johannes de “Fette” (1345).
No Brasil, entre os pioneiros temos a família de Johannes Vetter, chegada a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 15 de janeiro de 1826. Johannes era casado com Juliana Adam e natural de Grolsheim, na Renânia-Palatinado, Alemanha. No final do século 19, há outros registrados, com a família de Julius Vetter, desembarcada em São Francisco, Santa Catarina, em 17 de janeiro de 1888.
Entre algumas personalidades com este sobrenome mencionamos o jornalista Alexandre Fetter.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA