Fialho

Detalha de um pedaço de pano branco e amarelo.

Sobrenome português, provavelmente proveniente de uma alcunha primitiva, de “fiapo” ou “fiozinho”, ou de um topônimo. Entre os nomes mais antigos, estão os de Gil Anes Fialho, que viveu no século 15, e João Fialho, morador de Beja, cavaleiro da Casa Real e escrivão, tabelião e contador dos reis de Portugal, de dom Afonso V (1432-81) a dom João III (1502-57). Casado com Maria Fróis Borges, João Fialho teve com ela dois filhos, Felipe e Manuel Fialho, ambos com cartas de brasão de armas, de 1533 e 1540, e que deram seguimento ao nome de família. Fialho foi adotado como sobrenome por judeus e cristãos-novos (judeus convertidos forçosamente ao cristianismo).

No Brasil, entre outros, mencionamos a presença de Domingos Antunes Fialho, capitão-mor de Guaratinguetá no começo do século 18, e do açoriano Manoel Pereira Fialho, nascido na Ilha do Pico e casado em Guaratinguetá, em 1748, com Maria Madalena Rangel. A família também é documentada no Rio Grande do Sul, onde os irmãos Manoel Fialho de Vargas Filho e Antônio Fialho de Vargas, grandes proprietários de terras no vale do Taquari do século 19, emprestam nome a localidade de Fazenda Fialho, em Taquara.

Destacamos, também, o patologista Amadeu da Silva Fialho (1889-1961) e cantor e modelo Sérgio Fialho.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima