Sobre Nomes

Fleury

Imagem de um campo com flores amarelas.

Sobrenome toponímico francês, com origem em localidades nos departamentos de Aisne, Oise, Marne, Meuse, entre outros. É derivado do latim Florius ou Florus, “de flor”, “campo de flores” ou “lugar florido” e é usado, como prenome masculino e sobrenome, desde a Roma antiga.

Durante o medievo europeu, “Fleuri” foi usado originalmente como nome próprio. Também pode vir de Florianus, nome de um imperador romano, ou do nome próprio galo-romano Floriacus, o mesmo que Floriano. Para alguns etimologistas, pode ter origem no francês antigo fluri, “florido” no sentido figurado, ou seja, alguém extravagante nas vestimentas, de pele manchada ou sardento.

Na França existem ainda variações como Fleuré, Fleurey, Fleuri e Flori. No Brasil, os de origem francesa parecem ter chegado somente no final do século 19. Entre outros, mencionamos Jean Fleury, belga chegado em São Paulo em 1886. Mas há o caso do português Luiz Coelho Furtado, casado com Joana Emília Leite em Goiás de meados do século 18. Ele passou a usar “Fleuri” no nome dos filhos, mas o motivo é desconhecido. O primogênito, João Fleuri Coelho (1763), foi pai do padre Luiz Gonzaga de Camargo Fleury (1793-1846), governador de Goiás (1837-9) e genitor de muitos filhos.

Algumas personalidades com este sobrenome são Luiz Antônio Fleury Filho, promotor de justiça, professor universitário e político, governador de São Paulo (1991-5).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA