Fontoura

Imagem do interior de uma caverna, onde se vê um parede de pedras com tons amarelados.

Sobrenome toponímico ibérico, podendo ter origem em Fontoura (Fontouria), nas Astúrias, Espanha, ou em um dos povoados com este nome nas províncias da Beira, Minho e Trás-os-Montes, Portugal. Querem alguns genealogistas que o vocábulo proceda de “fonte áurea”, “fonte de ouro”, referência à cor da limonita (minério de ferro) presente no fundo da água. Variações antigas são “Fontecha” e “Fronteura”. 

Em Portugal, o primeiro de que se tem notícia é Pedro da Fontoura, nascido nas Astúrias e morador de Chaves, no século 15. De seu  casamento com Leonor Rodrigues de Araújo, nasceram os filhos que deram seguimento ao nome de família.

O sobrenome chegou ao Brasil em variadas épocas e lugares, sendo muitos familiares descendentes dos Fontoura de Chaves. Entre eles, João Carneiro da Fontoura, filho de Antônio Carneiro da Fontoura, chegado em Minas Gerais, em 1700. Há descendentes seus também no Rio Grande do Sul. Outro ramo conhecido chegou em Pernambuco por meio de Manuel Rodrigues da Fontoura

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o líder farroupilha Vicente da Fontoura (1807-60); o jornalista, poeta e diplomata Antônio Vicente da Fontoura Xavier (1856-1922), que emprestou o nome ao município de gaúcho de Fontoura Xavier; o poeta Adelino Fontoura (1859-84), patrono da cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras; João Neves da Fontoura (1887-1963), um dos líderes da Revolução de 1930; e o ator Ary Fontoura. Outro nome conhecido é o do farmacêutico Cândido Fontoura (1885-1974), criador do fortificante Biotônico Fontoura (1910).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima