Freixo

Freixo com folhas amarelas em Shevlin, Minnesota, Estados Unidos

Sobrenome toponímico português. Há várias localidades com este nome em Portugal, entre elas, Freixo, nos concelhos de Ponte de Lima e de Amarante, e no município de Almeida, e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

A origem está no latim fraxinus, “freixo”, árvore do gênero Fraxinus, da família das Oleaceae. De madeira elástica, era usada para fabricação de muitos artefatos. Como sobrenome, pode indicar a procedência (o nome de localidades portuguesas) ou o apelido de um ancestral (ligado, de alguma forma, à árvore e às suas qualidades).

No Brasil, o sobrenome está presente desde pelo menos o século 17, entre outros, com Manuel de Freixo, nascido em São Bartolomeu do Campelo, concelho de Baião, Portugal, por volta de 1656. Filho de Francisco do Freixo e de Maria Seixas, casou-se com Maria Feia, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto de 1686.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o professor e político Marcelo Freixo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima