Sobre Nomes

Freixo

Freixo com folhas amarelas em Shevlin, Minnesota, Estados Unidos

Sobrenome toponímico português. Há várias localidades com este nome em Portugal, entre elas, Freixo, nos concelhos de Ponte de Lima e de Amarante, e no município de Almeida, e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

A origem está no latim fraxinus, “freixo”, árvore do gênero Fraxinus, da família das Oleaceae. De madeira elástica, era usada para fabricação de muitos artefatos. Como sobrenome, pode indicar a procedência (o nome de localidades portuguesas) ou o apelido de um ancestral (ligado, de alguma forma, à árvore e às suas qualidades).

No Brasil, o sobrenome está presente desde pelo menos o século 17, entre outros, com Manuel de Freixo, nascido em São Bartolomeu do Campelo, concelho de Baião, Portugal, por volta de 1656. Filho de Francisco do Freixo e de Maria Seixas, casou-se com Maria Feia, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto de 1686.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o professor e político Marcelo Freixo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA