Sobrenome ibérico e italiano derivado da forma medieval latina Galdus (Gualdo, Gualdino), que procede do germânico Wald, “floresta” ou, segundo alguns, “o que comanda” ou “o reinante” — outra forma associada é Waldebert. Para alguns etimologistas, poderia vir do latim vadum, “lugar vadeável”, “vau”.
Além de identificar famílias, Galdino também é comum como nome próprio, principalmente entre os ibéricos.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o século 19 com a imigração de italianos, espanhóis e portugueses. Entre os pioneiros, temos o italiano José Leite Galdino, estabelecido desde 1882 no travessão Quinze de Fevereiro, na colônia Caxias, Rio Grande do Sul. Há muitos outros imigrantes, como o italiano Quintino Galdino (1888), o espanhol Antonio Rodrigues Galdino (1908) e o português José Galdino (1929), desembarcados em Santos, São Paulo.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o ator Marcelo Galdino.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA