Sobrenome espanhol, com origem em um apelido. Para alguns pesquisadores, viria do termo latino gallens, “elegante” ou “galante”. Para outros, a origem é francesa, de gaillard, “vigoroso”, que remonta a uma raiz céltica, de gal, “força” ou “bravura”. No século 18, galhardo tinha o sinônimo de “valente” ou “bizarro”. Na Espanha, além de Gallardo, existem as formas catalãs Gallard e Gallart, entre outras.
Em Portugal, o sobrenome apareceu no século 15, durante o reinado do rei dom João I (1357-1433), quando viveu um Pedro Esteves Galhardo. No século 16, um dos filhos de Afonso Vaz Soares de Albergaria e Inês Ribeiro, moradores em Abrantes, adotou o sobrenome: Fernão Soares Galhardo de Albergaria. O filho deste, Juzarte Soares Galhardo, recebeu do rei dom João III (1502-5) o brasão de armas da família em 6 de abril de 1529.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o século 18. Há referências a Pedro Gomes Galhardo, escrivão no Rio de Janeiro, em 1709, e ao capitão Manoel Gomes Galhardo, em Santa Catarina, 1722.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o cartunista Antônio Carlos Tironi Galhardo, o Caco Galhardo.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA