Sobrenome espanhol com origem em um apelido ou em um topônimo. Vem do germânico Gailwin, onde gail significa “lança” e win, “amigo”. Alguns etimologistas ligam a origem do nome aos galindios, povo que habitava a costa do Báltico. Em registros religiosos da cidade de Tolosa, no País Basco, durante a Idade Média, aparecem nomes como Galind ou Galindus. Já no século IX viveu Aznar Galíndez, conde de Aragão (809-20).
Como indicação geográfica, Galindo é o nome de um município em Salamanca, Castela e Leão. Também designa um braço de mar em Bilbao, no País Basco. Além de Galindo e Gallindo, existem variações como Galíndez, Galín ou Galino.
No Brasil, o sobrenome é encontrado em diversas listas de imigrantes, principalmente no começo do século 20. Entre outros, mencionamos o espanhol Juan Gallindo, que chegou a Santos no vapor Aquitaine, em julho de 1895.
Entre algumas personalidades com este nome, destacamos o escritor Caetano Galindo.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA