Sobrenomes italianos, com origem em um apelido ligado a uma característica física, o de corcunda, dado a quem nasce com deformidade da coluna vertebral, com acentuada curvatura nas costas. Vem do latim gibbus, “curvo”, ou de gibber, “saliente”. É mais comum no norte da Itália, na Lombardia e no Vêneto.
Existem outras formas, como Gobbato, Gobbini, Gobetto e Gobbis, entre outras. Salvo corrupções e erros de grafia em registros de uma família, não há ligação alguma entre as variações.
No Brasil, as muitas formas deste nome de família desembarcaram nos portos do país no final do século 19, com os imigrantes italianos. Entre os pioneiros, temos Antonio Gobbi, que chegou com a esposa e filhos em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 25 de julho de 1876. Eles ocuparam o lote 60 do Travessão Solferino. Ainda no Rio Grande do Sul, há registros de chegada de imigrantes Gobatto, Gobba, Gobatti, Gobbo e Gobetti. Em outros estados, mencionamos Quintiliano Gobbi e Pietro Gobbo (Espírito Santo, 1876 e 1888) e Angelo Gobbi (São Paulo, 1893).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Mário Gobbi, ex-presidente do Corinthians (2012-5).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA