Sobrenome espanhol, provavelmente com origem no latim gothoni ou gothone, de gothu ou gotu, gótico ou godo. Há quem acredite que tenha vindo direto do germânico Gut(d)hus, Deus, e wihs, santo. Os godos são um grupo de povos germânicos que ocuparam a Península Ibérica (visigodos) e Itálica (ostrogodos) com a queda do Império Romano. A identificação como sobrenome faria alusão à origem da família, cujo solar ficava próximo a San Pedro de Tenório, em Pontevedra, na Galícia, passando mais tarde a outras regiões da Espanha e Portugal.
Existem formas antigas, como “Godõe” e “Godoe”, sendo hoje Godói a forma mais usada em português e Godoy a versão comum em espanhol.
No Brasil
Da Península Ibérica o sobrenome passou ao Brasil no século 16. O castelhano Baltazar de Godoy (1561-1628) chegou a São Paulo por volta de 1591, sendo Juiz de Órfãos em 1623. De seu casamento com Paula Moreira teve numerosa descendência.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos José Cândido Godói, secretário de Obras e da Fazenda do Rio Grande do Sul (1908-13), origem do município de Cândido Godói no mesmo estado; o escritor José Godoy Garcia (1918-2001) e o ex-árbitro de futebol e jornalista Oscar Roberto Godói.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA