Sobrenome de origem germânica que chegou ao Brasil no século 16 com o corsário francês Toussaint Gurgel (1567-1651). Filho de pai bávaro e mãe alsaciana, Toussaint foi capturado em Cabo Frio (RJ) em 1595. Fixando residência no Brasil, em 1606 casou com Domingas de Arão Amaral, tendo com ela sete filhos (seis mulheres e um homem, o sacerdote Francisco do Amaral Gurgel) que deram origem às famílias Amaral Gurgel e Gurgel do Amaral.
Gurgel pode derivar de gorgel ou gorjal, parte da armadura medieval que defendia o pescoço do cavaleiro – do francês goule, garganta; no dialeto alsaciano (baixo-alemão), Gurgel. Em português daria origem também aos sobrenomes Gorjão ou Gurjão.
Poderia vir também da forma contraída do prenome Georg (Jorge), com o diminutivo bávaro el: Georgel (Jorginho). Como há variações na forma escrita, Gurgel poderia ser ainda uma corruptela de Gürtel, Gürteler ou Gürtler, fabricante de cintos de couro.
No Brasil
No Brasil, o sobrenome é mais comum no nordeste e no sudeste brasileiro, onde há destacados nomes na política. Entre outros, mencionamos o inconfidente mineiro Salvador Carvalho do Amaral Gurgel (1762-1812).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o historiador Deífilo Gurgel (1926-2012), o escritor Rodrigo Gurgel e a youtuber Alexandra Gurgel.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA