Sobrenome toponímico ibérico, com origem no latim hortus, que designa o lugar onde se plantam hortaliças ou árvores frutíferas. Há muitas localidades com este nome na Península Ibérica, principalmente na Espanha, de onde o sobrenome se espalhou. Nos Açores, há uma cidade com o nome Horta, na ilha do Faial. Em espanhol, existem variações como Huerta, Huerto e Orta.
Em Portugal, entre as famílias mais antigas estão as de Pedro de Horta (“d’Horta”), aragonês que passou ao Algarve, e de Martim de Horta, fidalgo da Casa Real. Ambos viveram no tempo do rei dom Afonso V (1432-81). Há outros Horta sem ligação com estes, com origem no concelho da Guarda, região central de Portugal.
O sobrenome chegou ao Brasil no começo do século 17. Entre os pioneiros representantes está Alberto de Oliveira de Horta, neto de Nuno Alves de Horta. Participou de guerras em Pernambuco e na Bahia. Estabelecido em São Paulo, deu origem a uma grande família. Entre seus descendentes está Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta (1772-1842), o marquês de Barbacena, importante personagem do Primeiro Reinado.
Uma personalidade com este nome de família é o jornalista e escritor Luiz Paulo Horta (1943-2013), membro da ABL.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA