Um dos sobrenomes mais comuns no Japão, Ito identifica o local de procedência de um grupo familiar ou o clã. A palavra tem origem no vocábulo i, referência à cidade de Ise, na província de Mie, na ilha de Honshu, e to, uma glicínia – planta trepadeira, volúvel e decídua (Wisteria floribunda). Outras formas de escrita são Itou e Itoo.
O clã Ito teve elevado poder no período Sengoku, entre os séculos 15 e 16. A família descenderia do daimio Fujiwara Korekimi (727–89). Há, ainda, famílias de samurais com este sobrenome, originários dos clãs Kagoshima e Yamaguchi.
O primeiro Ito a vir ao Brasil foi Mazaymon Ito, que chegou em São Paulo como agregado da família de Takeda Mokiachi, em 25 de agosto de 1908. Alguns imigrantes com este sobrenome chegaram a São Paulo antes da Segunda Guerra (1939-45) e outros após o fim do conflito, quando se espalharam pelo Brasil.
A quadrinista Carol Ito é uma das personalidades brasileiras que carregam o sobrenome.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA