Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão.
Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”. Na Espanha, as formas usadas são Jordán, Jorda e Jordano. Em Italiano, temos Giordano; em francês, Jourdain. Foi usado por famílias de origem judaica, convertidas forçosamente ao cristianismo no final do século 15.
No Brasil, o sobrenome chegou no começo do século 17, com a família de Antônio Nunes da Silva. Natural de Azinhaga, Santarém, ele se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde os filhos do matrimônio com Maria Jordão deram seguimento à família Jordão da Silva. Entre os filhos, destaca-se o sargento-mor Manuel Jordão da Silva (1613-1703). Entre seus descendentes está Francisco Manoel da Silva (1795-1865), autor da música do Hino Nacional. Há registros do sobrenome também no Ceará, onde Domingos Simões Jordão foi capitão-mor (1735-9).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jurista Eduardo Jordão.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA