Sobrenome ibérico, usado inicialmente apenas como nome próprio ou segundo nome, em devoção a São José, o pai de Jesus Cristo. Em Portugal é comum tanto entre nomes masculinos (como Francisco José) como em femininos (como Maria José).
José tem origem no latim Iosephus (Josefo), que veio emprestado do grego Iósepos ou Ioséph. O nome procede do verbo hebraico yasaph, “adicionar”, daí Yoseph (Yosephyâh), “que Ele (Deus) adicione filhos” ou “conceda filhos”. José foi o décimo primeiro filho de Jacó e o primeiro com Raquel. Segundo a Bíblia, ele seria vendido aos egípcios por seus irmãos, filhos de outras mulheres de Jacó.
O prenome se tornou popular na Idade Média e só mais tarde passou a identificar famílias. No Brasil, o sobrenome está presente desde os primeiros tempos de povoamento. No Rio de Janeiro do século 17 viveu a família de Manuel José, que foi casado com Maria João e faleceu por volta de 1683. Mais tarde, há vários imigrantes lusos que chegaram aos portos do Brasil. Entre outros, mencionamos Manoel Andres José, que chegou a Santos, vindo de Portugal no vapor Colombo, em outubro de 1882.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor Elias José (1936-2008). Embora o locutor Álvaro José e o ator Paulo José sejam nomes muito conhecidos, o “José” dos dois não é sobrenome, mas o segundo nome de Álvaro José Paes Leme de Abreu e Paulo José Gómez de Sousa.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA