Kato está entre os dez nomes de família mais comum no Japão. Desde o século 16, há famílias Kato com daimios (senhor de terras feudal) em Kumamoto, Mikawa, Mino, Hizen, hoje prefeitura de Nagasaki, e Kaga, província de Ishikawa, todas originárias do clã Fujiwara, importante no período Heian (794-1185).
Em sua origem etimológica, Kato é composto por ka, “crescimento” ou “aumento” (também de fragrância ou beleza) e to, “glicínia”, uma planta trepadeira da família Fabaceae.
O primeiro Kato do Brasil desembarcou no porto de Santos, São Paulo, em 18 de junho de 1908, a bordo do Kasato Maru, o primeiro navio de imigrantes japoneses chegado ao país. Keisuke Kato, solteiro (número 616 da lista original no navio), veio com a família de Hichiro Kisima. Comum no Japão, há dezenas de imigrantes com este sobrenome desembarcados no Brasil ao longo das décadas de 1910 e 1920.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos a jornalista Gisele Kato e a linguista e escritora Mary Aizawa Kato.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA