Sobrenome árabe com etimologia não esclarecida, tendo como provável origem a vila de Al-Kfour ou Kfour, em Keserwan, no Líbano. Há muitas variações na escrita, como Kfouri, Kfuri, Kfury, Khfoury, entre outras.
No Brasil, o sobrenome chegou com os imigrantes vindos do antigo Império Otomano, no final do século 19 e primeira metade do século 20 — o Líbano só conquistaria a independência após a Segunda Guerra Mundial (1939-45). Em São Paulo, há registros do desembarque de Daoud Kfouri, natural de Ain el Safssaf; Fauzi Kfoury, de Calia; Nicolau Kfoury, de Talia; e Michel Kfuri.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a professora Nadir Gouvêa Kfouri (1914-2011), filha de pai libanês e reitora da PUC-SP (1976-84), a primeira no mundo a dirigir uma universidade católica, e o jornalista esportivo Juca Kfouri.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA