Sobrenome toponímico, de origem inglesa. Diversas famílias adotaram o sobrenome a partir do nome de algumas localidades, como Knole e Knowle — pelo menos seis condados na Inglaterra têm localidades com esses nomes.
Em qualquer dos casos, o étimo vem de knoll, do inglês antigo cnolle ou knol, “topo da colina” ou “cume”. Há ainda variações como Knell, Knoll e Knollys.
Há menções ao sobrenome ou variações locais entre os normandos dos séculos 12 e 13, com Robert de la Cnolle e Thomas Knolle. Alguns etimologistas acreditam que Knowles seja a forma anglicizada do nome próprio gaélico O’Tnuthghail.
No mundo de língua inglesa, há um número considerável de personalidades com o sobrenome, entre eles a cantora estadunidense Beyoncé Giselle Knowles-Carter. Como a origem do nome vem de uma posição geográfica, não há um único ramo, mas diversos grupos familiares sem que haja ligação alguma entre eles. Nos Estados Unidos, por exemplo, o sobrenome foi adotado por famílias de escravizados africanos. É o caso da família de Beyoncé, que tem origem no Alabama.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA