Koch é um sobrenome germânico com origem em uma ocupação. Procede do latim coquus, cozinheiro, que deu origem ao baixo-alemão médio kok ou koch e, desde o século 14, podia identificar vários profissionais que atuavam no preparo ou na venda de alimentos, como o proprietário de uma taverna ou um inspetor de cozinha.
Existem variações dialetais que deram origem a diversos outros sobrenomes, tais como Köchle, Köchly, Koock, Kocks ou Kox. Por consequência, não há uma única família com este sobrenome. É um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha.
No Brasil, Koch está entre os nomes de família mais frequentes nas listas de imigrantes chegados ao Rio Grande do Sul nas primeiras décadas do século 19. O primeiro a chegar foi Philipp Koch, lenhador evangélico, natural de Eisen, que desembarcou em São Leopoldo com a família em 15 de janeiro de 1826. Sua família – esposa, três filhos e seu pai, J. Wendel Koch (1754-1830) – veio no transatlântico Friedrich Heinrich e no costeiro Carolina, que passou por enormes dificuldades na viagem entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos o jornalista Rodrigo Koch e a artista plástica Lúcia Koch.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA