Sobre Nomes

Lago

Imagem de um lago com várias árvores às margens.

Sobrenome toponímico com origem no latim lacus, “lago” ou “reservatório de água”, o que indica que o nome de família foi adotado por um ancestral que habitava às margens de lagos ou lagoas ou de certas localidades da Itália, principalmente no Vêneto e na Lombardia; na vila do Lago, na Galícia, Espanha; ou na honra do Lago, no concelho de Entre Homem e Cávado, em Portugal. Ainda que Lago seja a grafia mais comum, na Itália existem variações como Dal Lago, Dallago e Del Lago. 

Em Portugal, entre os nomes mais antigos está o de dom Gomes Gonçalves do Lago, filho de dom Gonçalo Gonçalves e casado com dona Maria Pais, que viveu no século 13, durante os reinados de dom Afonso II (1185-1223), dom Sancho II (1209-48) e dom Afonso III (1210-9). Casado com Teresa Gomes, teve filhos que deram seguimento ao sobrenome.

O sobrenome chegou ao Brasil em diversas épocas vindo de diversos lugares. Entre os portugueses, mencionamos Vitorino Caetano da Silva Lago (1788), que viveu no Rio Grande do Sul. Também é conhecida a presença de famílias de origem judaica (cristãos-novos) no Rio de Janeiro (1720). Entre os italianos, citamos a família de Angelo Lago (1889) e o solteiro Abramo Del Lago (1890), desembarcados em São Paulo no final do século 19.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator Mário Lago (1911-2002).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA