Sobrenome toponímico inglês. A origem do nome está em Lancaster, cidade no condado de Lancashire, Inglaterra. A etimologia vem do nome do rio Lune mais uma expressão do inglês antigo caester, tomado do latim castrum, que significa “lugar fortificado”. Fundada como assentamento romano, o nome Lancaster pode ser traduzido como “lugar fortificado no Lune” ou “fortaleza do rio Lune”. O nome do rio é pré-romano, provavelmente de origem bretã ou gaélica.
Entre os nobres, o mais antigo ancestral é João de Gante (1340-99), primeiro duque de Lancaster e terceiro filho do rei Eduardo III da Inglaterra. Ele foi pai do rei Henrique IV e avô e bisavô dos reis Henrique V e Henrique VI, o último Lancaster a reinar — os Lancaster reinaram na Inglaterra entre 1399 e 1471. Este último se envolveu na chamada Guerra das Duas Rosas (1455-1485), conflito de sucessão dinástica com a Casa de York. Os Lancaster tinham como símbolo a rosa vermelha.
Em Portugal, Lancaster se firmou como sobrenome com dom Jorge de Lancaster (1481-1550), duque de Coimbra, filho bastardo do rei dom João II (1455-95) com dona Ana de Mendonça. O Lancaster (ou Lencastre, como foi usual em Portugal) foi tomado da sua terceira avó inglesa, a rainha dona Filipa de Lencastre (1360-1415), que foi esposa do rei português dom João I.
Além da Lencastre, em Portugal surgiram outras formas corrompidas, tais como Lancastre, Lencastro e Alencastro.
O sobrenome está ligado à história do Brasil desde o século 16, com João de Lencastre (1501-1571), o primeiro duque de Aveiro, que foi donatário da capitania de Porto Seguro entre 1559 e 1571. Depois de sua morte, a família Lencastre seria donatária até 1759.
Os Lencastre seriam ainda administradores coloniais, como Fernão Martins Mascarenhas de Lencastre, governador de Pernambuco (1699-1703) e do Rio de Janeiro (1705-1709); e Francisco Napier de Lencastre, governador do Rio de Janeiro (1689-1690).
Como Lancaster é um toponímico, os nobres não foram os únicos a usá-lo. Há mais de uma família, sem que haja ligação alguma entre elas.
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes, destacamos o capitão aviador William “Bill” Newton Lancaster (18998-1933), que deu nome ao famoso bombardeiro britânico usado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1845), o Avro Lancaster.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA