Sobrenome toponímico português, com origem em diversas localidades com este nome em Portugal. Laranjeira é o nome dado à árvore que produz o fruto da laranja, do árabe narandja, que veio do persa narang e, antes, do sânscrito naranga. O termo está ligado à cor amarelo-dourada.
O topônimo é conhecido em Portugal desde o século 14 e, no vocábulo antigo, o “g” aparecia no lugar do “j”: “larangeira”. O sobrenome foi adotado também por famílias de judeus sefarditas, mas seu uso não é exclusivo desse grupo. Por ser uma identificação de procedência, há várias famílias sem ligação alguma entre elas.
O sobrenome chegou no Brasil através do fluxo imigratório lusitano, especialmente entre os séculos 18 e 20. Entre alguns desses imigrantes, mencionamos António Ferreira Laranjeira, que chegou a Santos, São Paulo, a bordo do La France, em 1882.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista Lívia Laranjeira.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA