Sobrenome toponímico espanhol, com origem na cidade de Ledesma, província de Salamanca, em Castela e Leão; ou em povoações homônimas nas províncias de Logronho, Corunha e Sória. No tempo dos antigos romanos, a cidade era conhecida como “Bletisa” ou “Bletisama”, fundada sobre um assentamento celta. O nome original, provavelmente indicando uma elevação, passou a Ledesma por corrupção.
O primeiro senhor de Ledesma foi Sancho, o Mudo (1332-42), filho ilegítimo do rei Afonso XI de Castela (1311-50), no século 14, de onde se originou um dos ramos do sobrenome.
No Brasil, há registros do sobrenome entre os imigrantes espanhóis, chegados principalmente na região Sudeste, entre o final do século 19 e o começo do 20.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o cantor argentino naturalizado brasileiro Dante Ramon Ledesma.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA