Sobrenome toponímico germânico, com origem na cidade de Linz, na Áustria. Pode se referir também às cidades alemãs de Linz e Linse na Saxônia, Baden-Württemberg e Renânia-Palatinado.
A cidade austríaca era conhecida pelos romanos como “Lentia” (séc. 1), e o nome Linz pode derivar de um apelido ou dos nomes Lindhart ou Gerlinde. Pode, ainda, vir do alto-alemão antigo lind ou do saxão antigo lith, “suave”, “gentil” ou “macio”, ou do alto-alemão lint, “cobra”.
O nome mais antigo conhecido é o de Heinrich den “Lynser”, cidadão de Reutlingen, próximo a Tübingen, Alemanha, em 1296. Mais tarde, os Linz se estabeleceram em Überlingen, Ulm e Augsburgo como nobres do Sacro Império.
A família passou a Portugal através de Sebald Linz (1508-97), nascido em Ulm, Alemanha, e falecido em Lisboa ou Setúbal. No Brasil, são troncos familiares Sibaldo Lins (1555-95), chegado a Olinda, Pernambuco, em 1578, onde foi dono de engenho de açúcar e casou com Brites de Albuquerque; e o capitão Cristóvão Lins (ca. 1529-1602), fundador de Porto Calvo, Alagoas, onde foi proprietário de engenhos e pecuarista, e casou com Adriana de Holanda.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor José Lins do Rego (1901-57) e o cantor Ivan Lins. A cidade paulista de Lins tem seu nome devido ao político Manuel Joaquim de Albuquerque Lins (1852-1926).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA