Sobre Nomes

Lobão

Imagem de um lobo branco em meio a algumas árvores.

Sobrenome ibérico de origem toponímica (da vila de Lobón) ou derivado de uma alcunha primitiva (do latim Lubanus, que tem origem no germânico Leobo, “amado” ou “querido”). Em grafia arcaica: “Leobon”, “Lobon” e “Lubon”. Em espanhol, a forma Lobón procederia de lupus, o lobo, e teria o significado de glutão ou comilão.

Em Portugal, heraldistas afirmam que família nobre seria descendente de um fidalgo castelhano de Arevalo, que se refugiou em Trás-os-Montes após ter cometido um assassinato, no século 15. Dele descende João Esteves de Lobão, morador da quinta de Teixeira, casado com Maria Lopes. Teve com ela o filho João de Lobão, tronco da família. Há, no entanto, outras famílias sem ligação com esta, incluindo as de origem sefardita. João e Paio Martins de Lobão são mencionados na quinta de Fajões, em 1293, e Gonçalo Pires de Lobão é mencionado como casado com Branca Martins de Canelas no século 14.

No Brasil, o sobrenome chegou no período colonial, entre outros, com Pedro Lobão Monteiro, capitão-mor da capitania de Itamaracá (1661-7).

Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o poeta alagoano Pedro Lobão Filho (1899-1948) e o governador maranhense Edison Lobão (1991-4). Embora seja conhecido por Lobão, o músico João Luiz Woerdenbag Filho não carrega o sobrenome, sendo Lobão usado como apelido.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA