Sobre Nomes

Lobato

Imagem de dois lobos cinzentos.

Sobrenome ibérico com origem em um apelido dado ao patriarca da família. Também pode vir de um patronímico, já que foi usado como nome próprio. Lobato é diminutivo de Lobo, que é derivado do latim lupus, cuja raiz indo-europeia ulkuos significa “malvado” ou “sedento de sangue”, adjetivo dado aos guerreiros destemidos.

Em Portugal, há referências desde o século 13: dom Vasco Lobato, fidalgo galego, senhor do couto de Melon, se estabeleceu em Portugal no reinado de dom Sancho II (1209-48), após ter queimado o mosteiro de Melon; e dom Lobato de Lestosa, senhor da herdade de Vilar, viveu no tempo do rei dom Dinis (1261-1325).

No Brasil, o sobrenome está presente desde o século 18, entre outros, com o capitão-mor do Grão-Pará (1772-80) e governador do Maranhão (1772-5) João Manuel Pereira Caldas Lobato (1724-94). Alguns nomes se destacaram na administração do Segundo Reinado, como os irmãos Francisco de Paula de Negreiros Lobato (1815-84), visconde de Niterói, e João Evangelista de Negreiros Lobato (1817-94), visconde de Sabará.

Outro nome conhecido na história brasileira é o de Francisco Rufino de Sousa Lobato (1773-1830), secretário privado de dom João VI e pai do bastardo Francisco Gomes da Silva (1791-1852), o Chalaça, confidente de dom Pedro I.

Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o escritor José Bento Monteiro Lobato (1882-1948), criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA