Lourenço

Foto de um loureiro, árvore de onde se extraem as folhas de louro.

Sobrenome patronímico português, com origem no latim Laurentius, “natural de Laurento” (Laurentum, em latim), cidade de Lácio, Itália, antiga capital dos latinos, cuja raiz é laurus, “loureiro” ou “louro” – por isso também é tido como “o adornado com louro” ou “coroado com louro”.

Mártir do século 3, o nome de São Lourenço deu origem às formas Lawrence (inglês) e Lorenzo (italiano e espanhol), populares a partir do século 12.

Em Portugal, há muitas famílias que adotaram o sobrenome sem que haja ligação entre elas. Entre as mais conhecidas está a de João Lourenço, que prestou grande serviço ao rei dom Afonso V (1432-81), tendo recebido por isso carta de brasão de armas em 5 de setembro de 1475. 

Um dos nomes mais conhecidos no Brasil é o do capitão-mor Manuel Lourenço de Andrade. Natural de Lamego, em Portugal, vereador em São Paulo e bandeirante, Manuel Lourenço foi o povoador de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em 1658. 

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o educador Manuel Lourenço Filho (1897-1970).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima