Malta

Vista da cidade de Kalkara, em Malta

Sobrenome toponímico italiano, embora também possa ser encontrado com frequência na Península Ibérica. Está ligado à ilha de Malta, arquipélago ao sul da Sicília, no Mediterrâneo.

A etimologia é incerta, provavelmente tendo origem no grego meli, alusão ao mel que era extraído da ilha — os gregos antigos chamavam a ilha de Melite e os romanos, de Melita. Mas há etimologistas que acreditam que a origem estaria no fenício Maleth, “paraíso”. Devido à proximidade, na Itália o sobrenome é mais comum em famílias calabresas ou sicilianas. Em Portugal, também há os sobrenomes Maltez e Maltês.

No Brasil, o nome de família está presente desde, pelo menos, o começo do século 19, com o sargento-mor Manuel Joaquim de Oliveira Malta, dono da fazenda Mandioca, no Rio de Janeiro, propriedade comprada pelo o barão de Langsdorff em 1816. Há registros ainda em Alagoas e Rio Grande do Sul. Mais tarde, há diversos imigrantes registrados, tanto lusos quanto italianos, chegados principalmente no final do século. Entre outros, mencionamos a família italiana de Giuseppe Malta (1893) e do português Francisco Malta (1894).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o fotógrafo alagoano Augusto Malta (1864-1957) e Rosane Malta, ex-esposa de Fernando Collor de Mello e primeira-dama do Brasil (1990-2).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima