Sobre Nomes

Mantovani

Imagem da cidade italiana de Mantova, na região da Lombardia.

Sobrenome toponímico italiano, com origem na cidade de Mantova (Mântua), na Lombardia. O vocábulo pode estar relacionado à profetisa grega Manto, filha do adivinho Tirésias, e cuja história consta na Eneida, de Virgílio (70-19 a.C.). Pode estar relacionado, também, ao deus etrusco Manth (Mantus, em latim), senhor dos mortos.

Além de Montovani, existem variações como Mantovi, Mantovan e Mantovanelli. Montovani é um nome de família muito comum na Emilia-Romagna, Vêneto e Ferrara, onde é o sobrenome mais comum. 

Os Mantovani chegaram ao Brasil no final do século 19 com o início do processo imigratório com italianos. O pioneiro parece ter sido Giovanni Mantovani, que desembarcou com a família em Vitória, no Espírito Santo, em 26 de outubro de 1876. Vindos no navio Werneck, a família se dirigiu à colônia Santa Leopoldina. Pelos menos outras cinco famílias com este sobrenome chegaram em solo capixaba até 1895.

Em São Paulo também desembarcaram muitas famílias Mantovani, como a de Angelo Mantovani, chegada em 14 de dezembro de 1887. No Rio Grande do Sul, entre os pioneiros consta a família de Andrea Mantovani e Anunciatta Ferrari, de Cremona, chegado à colônia Caxias, XIII légua, em 25 de março de 1878. 

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista Tatiana Montovani.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA