Marshall é um sobrenome inglês de origem germânica que passou a Portugal no século 16 através de James Marshall, integrante da corte inglesa. Seus descendentes aportuguesaram o nome da família para “Marçal”.
O nome vem do germânico marah (ou mare), “cavalo”, e schalc, “servo”, cujo significado inicial indicava uma profissão, a de servo responsável pelos cavalos (marschalc). Mais tarde, indicou a patente de um alto funcionário da corte, responsável pela cavalaria, e, por fim, a patente de marechal (Marschall).
Em Portugal, entre os descendentes de James Marshall está o fidalgo Ataíde Marçal, que foi senhor das quintas da Lagoa, Alfonsina e Vale da Torre e membro da Ordem de Malta e da Ordem de Cristo durante o século 16. Existem registros de judeus com este nome de família. No Brasil, o sobrenome também foi adotado por ex-escravizados de origem africana.
Além da origem inglesa, Marçal (ou Marsal, em catalão) tem origem no latim Martialis, “marcial”, sendo usado inicialmente como prenome — como no caso de São Marçal, bispo católico que viveu na Gália do século 3. Por devoção ou por patronímico, algumas famílias adotaram Marçal como identificação.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o comediante Yuri Marçal e o escritor e influenciador Pablo Marçal.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA