Sobrenome italiano cuja origem etimológica não é totalmente esclarecida. Pode estar ligado aos nomes de família Marconti ou Maricondi, provenientes provavelmente do topônimo Ca’ de’ Mari, na província de Cremona. Ou, então, de Marcone, com origem no prenome Marcos, do latim Marcus, “dedicado a Marte”, o deus da guerra dos romanos antigos.
A origem de Marcondes entre os lusos está no cirurgião veneziano Dionísio Maricondi (Marconte ou Marcone). Ele emigrou da Itália para Portugal e, mais tarde, para ilha de São Miguel, nos Açores, onde seu sobrenome foi aportuguesado (o acréscimo de –es indica um patronímico entre os ibéricos). Nos Açores, Dionísio casou-se com Maria Vieira, com quem teve o filho Antônio Marcondes do Amaral (1713-86), que foi capitão e mestre do navio São Boaventura, naufragado no Rio Grande do Sul. Daí passou a São Paulo, fixando-se em Pindamonhangaba, onde deixou vasta descendência por dois casamentos (com Maria Madalena e Ana Joaquina de Sá).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o coronel Manuel Marcondes de Oliveira Melo (1776-1863), barão de Pindamonhangaba, que esteve na comitiva do então príncipe regente dom Pedro I em visita a São Paulo em setembro de 1822.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA