Sobrenome ibérico com origem em uma alcunha primitiva alusiva ao mar, do latim Marinus, “marinho”, “do mar”. Há muitas hipóteses sobre a procedência. Alguns genealogistas afirmam que sua origem esteja situada no tempo de Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), de um embaixador na Espanha de nome “Maurino”.
Nos séculos seguintes, Marinho ou Marino se tornou comum na Europa. Encontramos, no século 3, São Marino de Cesareia, mártir cristão, e dois outros santos com o mesmo nome nos séculos 4 e 5. Outros pesquisadores mencionam um membro da família Marinho que chegou de Roma à Península Ibérica no século 9, com o conde dom Mendo, irmão do rei dos lombardos.
De todo modo, o primeiro de quem se pode seguir uma linhagem é dom Frojão, alcunhado de “Caçador” – para alguns, um fidalgo italiano – que viveu em Valadares, na torre dos Marinhos, na Galícia do século 12. De seu casamento com dona Mariana (ou Marinha) teve o filho dom João Forjas Marinho, que deu seguimento ao nome da família. Há uma lenda que afirma que o sobrenome teria surgido por dom Frojão, caçando em uma praia, ter encontrado e retirado sua futura esposa dos rochedos, surgindo daí o nome da família.
Outro nome conhecido é o do frei Gonçalo Marinho, que viveu no tempo do dom João I (1357-1433) e foi fundador, em 1392, do convento de São Francisco do Monte, em Viana de Lima.
O sobrenome chegou ao Brasil em variadas épocas. Entre alguns nomes, mencionamos o de Francisco Nunes Marinho, que governou a Paraíba (1616-20), foi provedor-mor da fazenda na Bahia e capitão-mor do Arraial do Rio Vermelho, em Salvador, durante a invasão holandesa, em 1624. Merece destaque também a chegada do imigrante português João Marinho Coelho de Barros (1828-1908), natural de Celorico de Basto, empreiteiro e contador, tronco da poderosa família Marinho do Grupo Globo. Ele se casou em Rezende, Rio de Janeiro, 1853, com Edwiges de Souza Barros.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor João Carlos Marinho (1935-2019) e os membros da família Marinho, do Grupo Globo: Irineu Marinho (1876-1925), fundador do jornal O Globo, e seu filho Roberto Marinho (1904-2003).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA