Sobrenome alemão, com origem em um trabalho, em um nome próprio ou num topônimo. Originalmente, era um apelido, vindo de uma ocupação, do antigo alto-alemão marcha ou do saxão antigo marka, que significam “fronteira”, e do antigo alto-alemão wart ou do saxão antigo ward, “guardião”. Ou seja, o significado do nome remete a “guarda de fronteira”. Foi usado como patronímico (como Markward e Marquardt) e como indicação de origem (também Marquardt, localidade em Potsdam, na Alemanha). Outras variações: Markwardt e Marquard.
Entre os que usaram Marquardt como prenome, temos o ministro prussiano Marquardt Ludwig von Printzen (1675-1725). Já como sobrenome, a família Marquardt é conhecida desde pelo menos o século 14. Dela surgiram nomes proeminentes, como o matemático e filosofo Konrad Gottlieb Marquardt (1694-1749) e o militar Eduard von Marquardt (1801-1889).
No Brasil, entre os pioneiros temos a família do pastor de animais Hermann Marquardt, de Darow, em Regenwalde, na Pomerânia (hoje Resko na Polônia), chegado a Santa Catarina em 13 de dezembro de 1866, a bordo do navio Franklin, e estabelecido no lote 75 da localidade de Testo, em Blumenau (hoje Pomerode). Ainda em Santa Catarina, há registros de famílias Marquardt chegadas em 1867, 1869 e 1873.
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes, destacamos o heraldista Raul Breno Marquardt.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA