Sobrenome italiano com origem em uma ocupação. Vem de materasso, que significa “colchão”, o que indica que o ancestral era um fabricante ou vendedor de colchões (materassi). Na Itália, é especialmente comum na Campânia e na Sicília. Além de Matarazzo, são encontradas as variações Matarazzi e Materazzi. Por vir de uma ocupação, existem mais de uma família, sem ligação de parentesco entre elas.
No Brasil, embora o sobrenome seja encontrado em listas de imigrantes entre o final dos anos 1880 e a década de 1950, ele é muito conhecido devido ao imigrante Francesco Antonio Maria Matarazzo (1854-1937), natural de Castellabate, comuna da Campânia, na província de Salerno, que desembarcou no Rio de Janeiro em 1881. Agricultor na Itália, Francesco se tornou comerciante e banqueiro no Brasil, sendo o criador das Indústrias Matarazzo, o maior complexo industrial da América Latina no começo do século 20. Recebeu do rei da Itália, Vitor Emanuel III, o título de conde, devido ao apoio dado ao país durante a Primeira Guerra.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o diretor de cinema Jayme Monjardim Matarazzo, filho da cantora Maysa (1936-1977).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA