Sobrenome toponímico português, identificado pela preposição “de”, mas cuja origem não é clara. O mais antigo nome com este sobrenome é Rui Gonçalo de Medeiros, que viveu em Évora e apoiou dom João I de Portugal (1357-1433), o Mestre de Avis, na contenda contra dom João I de Castela (1358-90). Querem alguns, ligar os Medeiros à família Medas por meio de Gonçalo Martins das Medas, o que parece pouco provável por questões cronológicas, embora a origem etimológica do topônimo Medeiros possa estar associada à palavra meda ou medeiro, amontoado de feixes de trigo ou palha.
No Brasil
Um ramo dos Medeiros, com origem na vila de Ponte de Lima, fixou-se no Algarve e na ilha de São Miguel dos Açores, durante o século 15. De lá, o sobrenome chegou ao Brasil no século 17.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o político e governado do RS por 25 anos Antônio Augusto Borges de Medeiros (1863-1961); o diretor de televisão Jorge Fernando Rebello de Medeiros, o Jorge Fernando (1955-2019); o músico Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros, o Paulo Ricardo; e a escritora Martha Medeiros.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA