Sobre Nomes

Mercadante

mercadante_sobrenomes-genera

Sobrenome italiano, com origem na profissão de comerciante ou mercador. O vocábulo vem do latim mercatus, mercado ou negócio, que deu origem ao latim medieval mercatante e mercante e daí ao italiano mercadante. Como o comércio era bastante desenvolvido na Itália do medievo, existem muitas famílias que adotaram o sobrenome, sem que haja ligação entre elas. Além de Mercadante, existem ainda variações como Mercadanti, Marcadante e Mercantinni, entre outras, podendo ou não ter origem comum. Na Itália, é mais comum nas regiões de Piemonte, Lombardia, Campânia, Lácio e Sicília.

No Brasil, o sobrenome Mercadante começou a chegar no final do século 19, com o início da Imigração Italiana. Entre os pioneiros está Angelo Mercadante, que chegou ao porto de Vitória, no Espírito Santo, a bordo do navio Clementina em 13 de novembro de 1876. Um pouco depois, a família de Gervasio Mercadante chegou à colônia Caxias, no Rio Grande do Sul, em 8 de janeiro de 1879. Existem ainda imigrantes chegados a São Paulo entre o final do século 19 e o começo do século 20, como Vieniro Mercadante, imigrante de 1891.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o professor de Filosofia e escritor Paulo Mercadante (1923-2013) e o economista e político Aloizio Mercadante.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Sair da versão mobile