Sobrenome italiano, com origem no nome próprio bizantino Mercurius ou no cognome latino Mercurialis, de tradição pagã, dado a alguém em honra a Mercúrio (Hermes, para os gregos), o deus romano do comércio. O nome da divindade tem origem em merx, de “mercadoria”.
No Brasil, há diversos registros de imigrantes italianos com o nome de família chegados ao país entre o final do século 19 e o começo do 20. Entre eles, mencionamos Antonio Mercurio, chegado a São Paulo, em 1887; e Cesare Mercuri, desembarcado em Vitória, no Espírito Santo, em 1895. Um imigrante italiano muito conhecido é Giovanno Mercury, proprietário da Chapelaria Mercury, em Salvador, na Bahia, e avô da cantora Daniela Mercury.
Outro músico identificado com o sobrenome é Farrokh Bulsara, britânico de origem indiana e nascido na Tanzânia que ficou mundialmente famoso com o nome artístico de Freddie Mercury (1946-91).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA