Sobrenomes patronímicos e religiosos ibéricos, com origem no prenome Miguel, do latim Michaelici, que procede do nome bíblico do arcanjo Miguel (ou São Miguel), em hebraico mikha-El, “quem é como Deus?”. Há várias famílias que tomaram este sobrenome sem que haja ligação entre elas – e não apenas na Península Ibérica: há versões na França (Michel, Miquel), Itália (Michelangeli) e Alemanha (Michael, Michaelis e Mickler).
Um dos nomes mais antigos conhecidos é o de Lopo Miguéis, alferes-mor de dom Fernão Peres de Trava, na Galícia. Dele descenderiam os duques de Pastrana, na Espanha. Em Portugal, há também uma família que teria origem em Marselha, na França, e que por meio de um Pedro Michel se estabeleceu em Lisboa, onde foi cavaleiro da Ordem de Cristo e aportuguesou seu sobrenome para Miguel. Na Espanha, existem variações como Miguelez e Miguez. Entre as famílias judaicas, além de Miguel são encontradas variações como Micael, Mikael e Mikhail.
O compositor Leopoldo Américo Miguez (1850-1902) e o ator Rafael Miguel (1996-2019) são algumas personalidades com o sobrenome.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA