Sobrenome toponímico italiano, com origem na cidade de Milano (Milão, em português). O topônimo provem dos antigos romanos, que chamavam Milão de Mediolanum desde o terceiro século antes de Cristo. Não há consenso quanto a origem etimológica, que parece vir da própria indicação geográfica da cidade (do latim medio, meio; e lanum/planum, planície). Uma das lendas, no entanto, afirma que o nome viria de Medio e Lano, os dois fundadores da antiga cidade, enquanto outra faz referência a indicação ao local onde fora encontrado um porco coberto parcialmente de lã e cerdas.
Como sobrenome, entre os nomes mais antigos conhecidos está o de Gianbattista Milani, que viveu em Bérgamo no começo do século 16.
Além de Milani, existem variações como Milano, Milanese, Milanesi, Milanetti e Milanetto, entre outras.
No Brasil
As muitas variações do sobrenome começaram a chegar ao Brasil no final do século 19. No Espírito Santo, entre outros, chegaram Giovanni Milani (1876) e Sante Milanese (1895). Em São Paulo desembarcou Giovanni Milani (1888) e no Rio Grande do Sul, também entre muitos outros, chegou Pietro Milani (1878).
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o escritor Mário Milani (1918-2003), o ator e humorista Francisco Milani (1936-2005), o narrador esportivo Gustavo Milani e o bibliotecário e escritor Luís Milanesi.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA