Monte (Montes ou do Monte) é um sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim mons ou montis, de “monte”, “serra” ou “rochedo”. Tem a mesma raiz etimológica do francês Dumont e de diversos outros nomes de família associados a um indivíduo proveniente de uma elevação ou de região montanhosa; ou, ainda, que vivia ou trabalhava numa montanha, o montanhês. Na Espanha, ainda pode ter origem no basco mendi, “grande elevação natural do terreno” ou “montanha”.
Há centenas de localidades espalhadas pela Península Ibérica e Itália com esses nomes, dando origem a muitas famílias, sem que haja ligação alguma entre elas — como Montano, Montis, Móntez, del Monte e di Monte, entre outras. Em alguns casos, pode indicar origem sefardita (judeus ibéricos).
No Brasil, há referências ao sobrenome pelo menos desde o século 17, com Manuel Montes, filho de Feliciano Rodrigues e Maria Cide, nascido e batizado no Rio de Janeiro em 1630. Ao longo do século 19, diversos imigrantes, de várias origens, aportaram no país usando variações no sobrenome. Entre eles, Agudo Monte, negociante espanhol, no Rio de Janeiro em 1815; Adrião do Monte, português chegado a Santos em 1886; e Enrico e Giuseppe Monte, que desembarcaram no Espírito Santo em 1896, vindos da Itália a bordo do navio Rosário.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a cantora Marisa Monte e o escritor Raphael Montes.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA