Moreira

imagem ilustra uma amoreira, árvore que deu origem ao sobrenome moreira

Patronímico português, Moreira tem origem na freguesia de Santa Maria de Moreira, no concelho de Celorico de Basto, a qual tinha por honra Pedro Pires Moreira, fidalgo que viveu no tempo dos reis dom Sancho I (1154-1211) e dom Afonso II (1185-1223) e o primeiro a usar o apelido. Consta que teve três filhos (Rui, Martim e João Moreira, que faleceu em 1281) que deram seguimento a sua linhagem.

Moreira vem do latim Morus ou morum, nome da amoreira ou seu fruto. Mas como existem pelo menos seis locais denominados Moreira em Portugal, muitas famílias adotaram este sobrenome não tendo ligação de parentesco algum entre elas. Querem alguns, porém, que Moreira (Mora ou Morera, em espanhol) seria um topônimo catalão (Espanha).

No Brasil

A família está presente desde o século 16, onde em 1598 Jorge Moreira, natural do Rio Tinto, Porto, fazia parte dos “homens do governo da terra” da capitania de São Vicente (São Paulo). Na década de 1620, o capitão Diogo Moreira foi juiz ordinário de São Paulo. José de Godoi Moreira foi capitão-mor da capitania no ano de 1707. No Sul, o sobrenome estava presente entre as famílias de casais povoadores vindos de Açores em meados do século 18. Em 1773, para o Rio Grande do Sul se dirigiu a família de Mateus Pereira, natural da Vila Nova do Topo, Ilha de São Jorge.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o contista José Maria Moreira Campos (1914-94) e o jornalista Alcides Alves Moreira, o Cid Moreira.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima