Sobrenome ibérico, podendo vir de um apelido ou de um topônimo. Morgado (ou morgadio) podia significar o “filho mais velho” ou “filho único” de uma família; ou ainda o vínculo de certos bens, normalmente as terras ou propriedades familiares, transmitidos ao primogênito, sem que ele pudesse vender.
Em português, o étimo tem origem no latim medieval maioricatus “filho mais velho”, do latim major ou maior, “mais velho”. Alguns genealogistas espanhóis, no entanto, dão outra possível origem: o latim mauregatus, que viria de maurus, “mouro”, o que indicaria alguém que era “filho de mouro”. Mouros eram os habitantes da Península Ibérica de origem islâmica, do norte da África.
Há mais de uma família sem que haja ligação entre elas. No Brasil, entre os primeiros a chegar, temos Gonçalo Morgado, capitão-mor de Itaparica, em 1625. Há vários imigrantes portugueses, porém, chegados ao país entre os séculos 19 e 20.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor lusitano João Morgado. Camila Morgado é apenas o pseudônimo da atriz Camila Ribeiro da Silva
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA