Sobrenome português cuja origem é o cognome latino Maurus, que significa “pele escura”, referência aos nascidos ou oriundos da Mauritânia, no Norte da África – por isso os habitantes da região eram chamados de “mouros”.
Era conhecido como sobrenome já entre os antigos romanos, mas caiu em desuso com a queda de Roma, passando a ser usado como nome próprio (e se tornando popular em razão de são Mauro, monge que viveu na Gália do século 6). Com o tempo, o prenome novamente passou a ser usado como nome de família.
Entre as referências mais antigas, está o nome de dom Mourão Pires, filho de Pedro Nunes Coelho e dona Maria Anes. Dom Mourão viveu no século 13, quando a grafia era “Mouram”. Foram seus netos, filhos de dom Gonçalo Mourão e dona Elvira Rodrigues de Valada, que passaram a usar Mourão como sobrenome.
Há diversas famílias distintas que adotaram Mourão como identificação. Entre elas, famílias de judeus sefarditas, convertidos forçosamente ao cristianismo no século 15. No Brasil, existem referência a cristãos-novos com este sobrenome, caso de Manoel Gomes Mourão, casado com Izabel Cardoso, residente no Rio de Janeiro, em 1710. Também no século 18, dom Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão (1722-98), fidalgo da Casa Real, foi governador de São Paulo (1765-75).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o general Olímpio Mourão Filho (1900-72), autor do Plano Cohen e partícipe do Golpe de 1964, e o general do Exército Hamilton Mourão, vice-presidente da República.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA